quarta-feira, 6 de março de 2013

Saiba Quais Cuidados São Necessários em Cada Fase da Vida

Não é apenas a personalidade da mulher que muda ao longo dos anos. O corpo feminino também sofre diversas mudanças durante a vida. A pré-adolescência, por exemplo, é como um divisor de águas na vida de uma menina. Além do amadurecimento repentino, algumas alterações físicas como crescimento de seios e pêlos despertam curiosidade. Por isso, é importante fazer um acompanhamento com um ginecologista desde cedo.

O Papo Feminino conversou com os ginecologistas Alberto Guimarães e Flavia Fairbanks para esclarecer quais são os principais cuidados que as mulheres devem tomar em cada fase da vida.



10 aos 15 anos

“É nesta fase que alguns diagnósticos de normalidade ou de alguns transtornos já podem ser firmados”, diz Flávia. Nessa faixa etária é possível identificar alterações hormonais graves ou má-formação do aparelho reprodutor. A orientação dois pais é essencial nesta etapa. As meninas precisam saber que as mudanças são normais.

Alberto ressalta que se deve prestar atenção no contato com as outras pessoas, pois o olhar muda devido às “alterações mais evidentes”. Primeira menstruação e início da vida sexual são as questões mais frequentes nessa idade. “Orientações de proteção e cuidados com higiene íntima são o básico”, diz Alberto.

16 aos 29 anos

“É a fase na qual a mulher está na sua plenitude sexual e reprodutiva”, classifica Alberto. As doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez indesejada lideram a lista das preocupações femininas nesta etapa. Por isso, Flávia explica que os exames de sangue, o papanicolau, o exame das mamas e o ultrassom são importantíssimos.

Além disso, a vacinação contra o HPV (Humam Papiloma Vírus) pode evitar que as mulheres contraiam o vírus, que é o principal responsável pelo câncer de colo de útero. Para se certificar de que está tudo bem, “deve-se realizar os exames de rotina uma vez ao ano”, recomenda Alberto.

30 aos 40

A maioria das mulheres decide começar uma família nesta fase. Sendo assim, a gravidez se torna o foco principal. O Dr. Guimarães destaca que ter uma boa qualidade de vida é principal fator que contribui para uma gravidez tranquila. Prática de exercícios físicos regularmente e boa alimentação podem evitar o surgimento de complicações. Segundo Flávia, a primeira mamografia da mulher deve ser feita também nesta etapa!

Dos 40 em diante

O tormento das mulheres nesta fase se resume em mudanças constantes de humor e temperatura que podem ser sinais da menopausa. O corpo começa a mudar por dentro e, diferentemente do que acontecia antes, nem sempre as mudanças se refletem fisicamente.

Além das preocupações normais e das idas anuais ao ginecologista, outros problemas de saúde podem aparecer. Flávia destaca a necessidade de “checar a presença de diabetes, hipertensão arterial e osteoporose”. Ela recomenda exame proctológico, exame de fundo de olho, densitometria óssea e ultrassom pélvico. O acompanhamento é a melhor maneira de fazer a prevenção e evitar grandes problemas. Cuide-se!


Consultoria
Alberto Jorge Souza Guimarães, ginecologista e obstetra.
Flavia Fairbanks, ginecologista especializada em sexualidade.







Fonte: Uol - Papo Feminino

  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

0 comentários:

Postar um comentário