quarta-feira, 27 de março de 2013

Conheça os Benefícios do Chocolate para a Saúde

0 comentários



Bem dosado e do tipo certo, o chocolate pode até ajudar a emagrecer. "O melhor é o amargo, que tem maiores quantidades de cacau e, por isso, mais benefícios", explica a nutróloga Sylvana Braga, especialista em prática ortomolecular, São Paulo. A quantidade não deve ultrapassar 30 gramas por dia - o equivalente a uma barra pequena ou dois bombons. Ao utilizá-lo no preparo de ovos, trufas, bolos e outros doces, é preciso uma atenção maior: além de aumentar o número de gorduras e calorias da sobremesa, o chocolate pode perder os nutrientes quando muito aquecido. Confira a seguir sete motivos para manter essa delícia no cardápio. 

terça-feira, 26 de março de 2013

Dieta líquida pode combater obesidade e diabetes, diz estudo

0 comentários

As dietas líquidas que propõem a substituição de refeições por milk shakes são mal vistas por nutricionistas. Os especialistas normalmente defendem que a perda rápida de peso pode ser ruim para o organismo e esse tipo de dieta não garante que a pessoa aprenderá a comer de forma saudável após o emagrecimento. E de fato muitas pessoas voltam a ganhar peso depois de dietas líquidas. Porém, uma pesquisa, divulgada pelo jornal Daily Mail, sugere que dietas líquidas de baixa caloria podem combater a obesidade e até reverter alguns casos de diabetes tipo dois.

O motorista de táxi escocês James Aitken, por exemplo, é um dos pacientes que se beneficiou com essa nova abordagem. Há um ano, com 1,67 m, ele pesava 165 kg e seu IMC era de 56, dados suficientes para que fosse diagnosticado como alguém com obesidade mórbida. Ele chegou a cogitar desistir da profissão, já que sua barriga era pressionada pelo volante, enquanto isso, o taxista também foi obrigado a passar a injetar insulina para controlar sua diabetes. “Até a Lola, minha cachorra, estava engordando, porque eu não podia levá-la para caminhar mais pois meus joelhos doíam muito. Eu queria brincar com meu neto Cooper, mas agachar era impossível”, contou.

Muitos médicos afirmaram que a única maneira de James perder de 15 kg a 30 kg, o mínimo recomendado para fazer diferença na condição geral de sua saúde, seria fazer uma cirurgia de redução de estômago. "Eu estava nervoso de ter que fazer a operação pelos riscos e também por ter ouvido falar que grande parte dos pacientes precisam fazer uma nova cirurgia mais tarde”, disse.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Descubra Como Melhorar a Memória

0 comentários



Por que algumas pessoas têm boa memória e outras não? A pergunta pode soar meio enigmática, mas saiba que a capacidade de memorização depende de vários aspectos. Existe, por exemplo, um importante componente genético: há quem nasça com uma aptidão de concentração, retenção e evocação mais desenvolvidos. Porém, a esse presente dos genes vem se juntar uma série de fatores ambientais que também influenciarão, potencializando ou esmagando tal habilidade.

"Contam idade, atividade profissional, grau de escolaridade, ritmo do sono, prática de atividade regular, uso ou não de medicamentos que possam atrapalhar o processo, consumo ou não de álcool, nicotina e outras drogas, grau de organização e, claro, treinamento da memória", salienta Leandro Teles, médico neurologista membro do corpo hospitalar do Albert Einstein, Sírio Libanês, Oswaldo Cruz e Samaritano, todos em São Paulo.

Com ele concorda Nanci Azevedo Cavaco, psicopedagoga e neurocientista com especialização em memória e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), sócia-diretora da Academia do Cérebro, no Rio de Janeiro. "Fatores hereditários inclinam, mas não são determinantes. Atitudes saudáveis – desde dormir bem e se exercitar até ter uma boa alimentação – contribuem muito para melhorar essa capacidade. Em uma comparação apenas ilustrativa, pense em uma pessoa magérrima que, à medida que faz musculação e come direito, começa a ganhar massa muscular. É mais ou menos a mesma coisa, o cérebro vai sendo turbinado."


Preocupação Excessiva pode Acarretar Problemas de Saúde: Faça o Teste e Saiba se é o Seu Caso

0 comentários

É quase impossível não sentir um mínimo de tensão. Ter alguma adrenalina circulando é até benéfico para nos impulsionar a agir, tomar decisões ou virar o jogo quando necessário. O problema é quando a preocupação é excessiva e compromete o bem-estar e a saúde.

"Algumas pessoas não aceitam as incertezas do dia a dia, acham que têm responsabilidade sobre qualquer coisa de ruim que possa acontecer. Os pensamentos negativos são supervalorizados e tudo é tratado como emergência. Viver assim é desgastante", analisa Rafael Higino Wagner, coaching e psicólogo pelas Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI).


quinta-feira, 7 de março de 2013

Variações no Ciclo Menstrual afeta o emagrecimento?

0 comentários


Muitas mulheres tendem a comer mais no período que antecede a menstruação, devido à TPM, e algumas comem mais durante a própria menstruação pela oscilação hormonal. No entanto, essa mudança esporádica de hábito alimentar provoca mudanças pequenas e temporárias no peso, de acordo com os Vigilantes do Peso.

Estudos apontam que nos dias que precedem a menstruação são consumidas de 100 a 200 calorias a mais, mas elas são compensadas pelo metabolismo, que age de 5 a 10% mais rápido. Ou seja, há um equilíbrio. Por outro lado, se a mulher seguir um plano alimentar rígido, mesmo consumindo menos calorias e estando com o metabolismo mais acelerado, a perda de peso é quase imperceptível.

Alerta Médico: Osso Assassino

0 comentários
MUITA ATENÇÃO, PORQUE O QUE VOCÊ VAI TOMAR CONHECIMENTO A SEGUIR É DA MÁXIMA IMPORTÂNCIA. NÃO DEIXE DE REPASSAR PARA AS PESSOAS DO SEU RELACIONAMENTO, PRINCIPALMENTE SEUS FAMILIARES!!!

Osso assassino - Alerta médico!!!

Não prenda o telefone no ombro com a cabeça!!!

O alerta vem dos consultores médicos do Jornal Britânico 'Neurology'.

Está comprovado que é perigoso, e pode até ser fatal, conversar pelo telefone apoiando-o no ombro e firmando-o com a cabeça. Geralmente tende-se a fazer isso quando precisamos anotar o que interlocutor está dizendo ou estamos fazendo algo mais. O caso relatado pela publicação científica refere-se a um psiquiatra francês que demorou uma hora com o telefone preso entre a cabeça e o ombro esquerdo. Quando desligou, o psiquiatra sofreu cegueira temporária e sentiu dificuldade em falar a que sobreveio um derrame cerebral.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Saiba Quais Cuidados São Necessários em Cada Fase da Vida

0 comentários
Não é apenas a personalidade da mulher que muda ao longo dos anos. O corpo feminino também sofre diversas mudanças durante a vida. A pré-adolescência, por exemplo, é como um divisor de águas na vida de uma menina. Além do amadurecimento repentino, algumas alterações físicas como crescimento de seios e pêlos despertam curiosidade. Por isso, é importante fazer um acompanhamento com um ginecologista desde cedo.

O Papo Feminino conversou com os ginecologistas Alberto Guimarães e Flavia Fairbanks para esclarecer quais são os principais cuidados que as mulheres devem tomar em cada fase da vida.